Marketing Digital

A realidade que ninguém fala sobre marketing digital em 2020

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Precisamos mudar nossa cultura sobre o “ganhar” dinheiro e entender que se “faz dinheiro”, e com muito estudo e trabalho. Com o marketing digital, a regra é a mesma.

A “pegada agora é a internet”. Como o emprego “tá difícil” vou trabalhar com internet agora. Vou “fazer marketing digital”… Eu já ouvi essas e outras frases muitas vezes de maneira incansável. Como se a internet tenha sido criada agora e marketing digital fosse um tipo de varinha mágica que faz dinheiro online. O produto é marketing digital, não mais o que esta estratégia pode vender.

De fato, a pandemia causada pelo Coronavírus (não vou falar aqui de todos os fatores causados pela “bolinha de coroa”) fez com que muitas pessoas olhassem o potencial da internet de maneira diferente e também fez com que o “mercado online” evoluísse pelo menos 10 anos em relação ao comportamento de consumo na web.

Empresas do setor de alimentação e de limpeza que estavam preparadas viram suas vendas online crescerem de maneira absurda e os infoprodutos (cursos, assinatura de conteúdos, dicas e outros na internet) também tiveram um aumento de 140% segundo a Hootsuite, uma das maiores plataformas de gerenciamento de ações de marketing digital no mundo.

Falando especificamente de infoprodutos, para quem quer iniciar no mundo das vendas na internet, e não tem nenhum serviço para oferecer, os programas de Afiliados são excelentes formas de começar. Mas aí também mora o perigo…

Uma das coisas que pai da administração moderna, Peter Drucker, nos deixou com legado, foram seus pensamentos baseados em anos de experiência e de estudo. Um pensamento clássico que se encaixa com o que eu vou abordar aqui é

“O maior benefício do treinamento não vem de se aprender algo novo, mas de se fazer melhor aquilo que já fazemos bem.”

Quem está aproveitando para “fazer dinheiro” neste momento da internet são profissionais e empresas preparados, que há anos vêm estudando e aplicando os conceitos de marketing na internet. Não nasceram ontem na profissão. Muitos cursos são vendidos hoje, com apresentação de resultados milionários, mas de fato, em suas publicidades, não se mostra a realidade de que para alcançar “aquele número”, muita “corrente foi mordida” e “muito chão foi pisado”.

 

Peter Drucker
Foto icônica de Peter Drucker, o pai da administração moderna.

 

Você que está começando agora, do nada, encantado pelo o que se pode fazer e vender pela internet, mas sem recurso financeiro, saiba que os principais meios de alcançar seu público são as mídias sociais e sites de busca e os mesmos exigem investimento financeiro. Nada o que você publica de maneira orgânica ou gratuita (Alcance orgânico é atingir seu público sem pagar por anúncios – mas isso explicarei em outro artigo) irá fazer muito efeito, a não ser que seja muito conhecido no mercado específico e seus seguidores offline o sigam no online.

Voltando ao tema do artigo, marketing digital é uma estratégia de ações de marketing na internet, que envolve planejamento de ações de comunicação, de vendas e atingimento de resultados baseados no investimento de tempo e de recursos para alcançar seu público-alvo versus o resultado. E para as campanhas de marketing digital terem sucesso, é imprescindível saber analisar esses resultados. Se há maneira de eu medir meu resultado, é marketing. O resto é tiro no escuro! Outra frase excelente de Peter Drucker é:

“Não há nada tão inútil do que fazer tão eficiente algo que não deveria ser feito.”

Então não adianta você fazer inúmeros cursos e não entender que certos erros são necessários para que você acerte lá na frente. Você precisa de paciência para obter experiência. Até rimou. A diferença do experiente para o inexperiente, é que o primeiro já errou o suficiente para entender o que dá certo e o que não dá.

Prática é tudo. Foco é tudo. Ah! E não confunda marketing com publicidade. Publicidade é um braço de marketing e um dos braços da publicidade é o design gráfico, que de maneira simples, é o o rostinho bonito ou feio de sua campanha de marketing. Nem sempre uma pessoa somente terá habilidade para entender de estratégias de marketing digital e produzir as campanhas publicitárias necessárias para atingir o público-alvo. Muitas vezes é necessário se unir com especialistas em cada área ou contratar um para auxiliar você nas campanhas, ambos requerem investimento.

Outra coisa que pode ajudar muito você ao entrar nesse mundo novo como profissional de marketing digital é falar com quem já está no setor há mais tempo. As melhores práticas sempre nos ajudam a evoluir. Como em tudo, há o bom e o ruim, muitas vezes, só descobrimos com a experiência. Mas sempre desconfie, estude, procure aplicar e saiba que “não existe almoço grátis”.

 

 

Rodrigo Facio

Rodrigo Facio

Eu vivo desconfortável. Isso mesmo que você leu: DES-CON-FOR-TÁ-VEL. O que me traz alento é processo de aprendizado contínuo, é saber de pessoas e aprender a me comunicar com cada uma delas. Valorizo o ser humano como único e insubstituível e meu papel como ser vivente é tornar o futuro das pessoas melhor, mesmo que seja com um sorriso. Além disso, atuo como gestor de marketing há 18 anos e há 13 anos sou especialista em marketing digital para o setor da educação corporativa e serviços de saúde. Amo minha esposa e meus dois meninos, sem eles, o resto não faz sentido.

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